ÍCONE - termo grego que significa semelhança. É uma imagem móvel de Jesus, Maria, um santo ou uma cena sacra, sobre madeira, segundo uma técnica própria e tradições especiais, no intuito de mostrar uma realidade espiritual.

O Ícone não é uma imagem para enfeitar os lugares de oração, mas é um poderoso elemento de devoção que nos ajuda a alcançar nossa vocação cristã.

05/07/2011

Minha "breve" história

Geralmente as pessoas não conseguem ver "de cara" a beleza que eu enxergo nos ícones. E entendo, é claro.
Meu primeiro contato com ícones foi no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Durante minha infância minha mãe participava das novenas lá, e levava a mim e minhas irmãs com ela. Eu achava tudo estranho, o que é normal para uma menina de 5 ou 6 anos, mas o que mais me intrigava era o momento da benção com o ícone pois eu não entendia o que um "quadrinho" poderia fazer. Mas eu o olhava de longe e o achava bonito, pequeno comparado ao grande quadro na parede, mas assim mesmo muito bonito.
Depois disso fui ter um novo encontro com ícones quando a Comunidade Católica Shalom entrou na minha vida. Lá eu me encontrei com o crucifixo de São Damião (aquele que falou com São Francisco), e o achei belíssimo. Conheci também tantas outras "imagens", que me ajudaram a estar mais próxima de Deus, pois este é o seu papel, trazer o céu para nós; pelo menos para mim é assim.
Acredito que outras pessoas também tiveram experiências pessoais com ícones, e gostaria de pedir para que dividam isto conosco. Podem postar como comentários ou se preferirem podem enviar para mim como e-mail que eu retransmito.

Djane Brandalise

3 comentários:

  1. Anônimo8/7/11

    MUITO BOM DJANE! PARABÉNS PELA INICIATIVA...ADOREI!
    DEUS ABENÇOE SUAS MÃOS E SEUS TRABALHOS, OS QUAIS TEM LEVADO A MUITOS A TER UMA EXPERIêNCIA DIÁRIA COM O CÉU!!
    BJSS

    KITY

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12/7/11

    Parabéns Djane...!!! Sou fã do seu trabalho!!!

    Sem. Allan Junior

    ResponderExcluir
  3. Dêeeeeeeeee

    Parabéns!!!!
    fico feliz por todo o seu trabalho...
    Deus abençoe
    Sds
    Keila Delgado

    ResponderExcluir