ÍCONE - termo grego que significa semelhança. É uma imagem móvel de Jesus, Maria, um santo ou uma cena sacra, sobre madeira, segundo uma técnica própria e tradições especiais, no intuito de mostrar uma realidade espiritual.

O Ícone não é uma imagem para enfeitar os lugares de oração, mas é um poderoso elemento de devoção que nos ajuda a alcançar nossa vocação cristã.

12/07/2011

Oratório em casa


Quando eu era criança era muito comum ver nas casas de famílias católicas imagens de santos e crucifixos nas salas e nos quartos. Acho que aqueles que já passaram dos trinta como eu vão se recordar disso.

Hoje as casas costumam ser bem mais "clean", e algo muito importante se perdeu. O oratório da família. Pense em quantas casas você entra hoje e vê um local específico preparado para que as pessoas da casa se reunam e orem juntas. São poucas não é mesmo? Nós centralizamos nossas casas em torno de outras coisas, a decoração ou a televisão... Não digo que seja fácil montar um oratório nesses apartamentos minúsculos que constroem hoje, mas é possível e digo isso por ter amigos que o fizeram.

O oratório não precisa ser aquela "penteadeira" da vovózinha, cheia de bugigangas em cima. O que é necessário é um crucifixo, Pantocrator ou Santíssima Trindade (a presença do Deus a quem oramos), um ícone Mariano ou de algum santo de sua devoção (a quem pedimos intercessão) e uma vela. Como nosso dia é corrido e não podemos permanecer em frente ao oratório o dia todo, a vela é sinal da nossa presença para que a intercessão continue, por isso ela deve ser acesa no ínicio de nossa oração e deve permanecer acesa mesmo quando já nos retiramos para nossos afazeres (só não deixem a vela acesa durante a noite ou sem ninguém em casa). Outra necessidade no oratório é uma Bíblia, pois a palavra de Deus deve ser presente em nosso dia-a-dia.

Eu disse que devemos ter ícones no nosso oratório, porque o blog é sobre eles, mas nada te impede de ter imagens de gesso ou as que você goste; lembrando que o ícone não é uma mera pintura e sim uma escritura do "invisível", então ele é mais apropriado para um oratório.

Afinal de contas somos católicos, e não só nossas vestes, nosso comportamento, mas também nossa casa deve mostrar isso.

Shalom

Djane.

2 comentários:

  1. Poxa, que lindo, fiquei até com inveja, no bom sentido !!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15/7/12

    Muito bom!

    ResponderExcluir